sábado, 17 de maio de 2014

Perna de peru recheada com castanhas


Desde que a minha filha nasceu, comecei a ter mais cuidados com a alimentação, para poder dar-lhe desde bebé a nutrição adequada. Com isto, começámos a comer mais carnes brancas, como por exemplo o perú. 
Há pouco tempo, vi numa revista do Pingo Doce, uma receita de perna de peru recheada com castanhas em que a perna não tinha o osso nem a pele. Sempre comprei as pernas de peru com osso, apenas com dois ou três golpes para assar melhor, mas desde que vi esta receita, comecei a pedir para retirarem essas duas coisas e posso dizer que dá muito jeito assim! Passámos a comer a perna de outras formas e esta receita foi uma delas.
 
A receita que fiz foi assim:

1 perna de perú com +/- 1 kg;
1 cerveja;
1/2 laranja;
1/2 limão;
Sal q.b.
+/- 250 g de castanhas cozidas e descascadas;
50 g de pão de véspera;
1/2 farinheira;
1 cebola grande;
3 dentes de alho;
azeite q.b.

Coloque a marinar de um dia para o outro a perna de perú com a cerveja, a laranja, o limão, 2 dentes de alho picados e sal.

No dia seguinte, corte o pão em pedaços, coloque-o numa tigela e cubra-o com água.
Num tacho coloque o azeite, 1 dente de alho e a cebola picados. Deixe refogar.
Adicione a farinheira e as castanhas trituradas, junte o pão bem espremido e envolva tudo muito bem. Deixe cozinhar cerca de 5 minutos.

Coloque o recheio na perna de perú e feche a perna com a ajuda de um cordel ou rede.
Coloque-a num tabuleiro de ir ao forno untado com azeite, regue com o molho, com a costura virada para baixo e algumas rodelas de laranja.
Tape com papel de alumínio.
Vai ao forno a cerca de 150ºC durante 1h e depois retira-se a folha de alumínio e aumenta-se a temperatura para 180ºC para dourar.
Retira-se do forno e deixa-se arrefecer um pouco antes de cortar. As fatias cortam-se melhor não estando muito quente. 

1 comentário: