segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Pão de mistura na MFP


Os meus pais fazem com regularidade pão no forno a lenha e a minha pimpolha adora-o. Como tenho a máquina de fazer pão, tentei fazê-lo... não é a mesma coisa pois não coze em forno a lenha, mas para desenrascar quando não há o dos papás serve perfeitamente!  


As fotos são de duas tentativas que fiz. Numa delas coloquei mais farinha de trigo integral do que na outra e numa coloquei a massa no forno e na outra deixei cozer na máquina.

Aqui fica a receita:

730g de farinha de trigo sem fermento (pode colocar-se 200g de farinha de trigo integral e 530g de farinha de trigo normal para ficar um pão de mistura);
1/2 litro de água morna;
Sal q.b.;
1 saqueta de fermento de padeiro Fermipan.

Coloca-se na cuba da máquina de fazer pão os ingredientes pela seguinte forma: água, sal, farinha e fermento.
Programa-se em pão normal e se cozer na cuba é só esperar o tempo do programa para desligar a máquina. Se for para cozer no forno, escolhe-se o programa "massa" e no final de amassar e levedar é só fazer o formato desejado do pão e colocar no forno até estar cozido. 


2 comentários:

  1. Olá Magda
    Experimenta assim:
    Fazes a massa na máquina de pão, moldas e deixas levedar novamente. Ligas o forno a 200ºC e colocas um recipente (barro ou pirex) com tampa lá dentro. Quando o forno atingir a temperatura, pões o pão no recipiente, tapas e levas a cozer. Podes destapar uns minutos antes de estar cozido, para ganhar mais cor. O recipiente fechado "substitui" as condições de um forno a lenha.
    Beijos
    Ana

    ResponderEliminar
  2. Olá Ana,
    Obrigada pela dica! Só acho que não tenho um recipiente com tampa para levar ao forno... tenho de ir ver, mas fica registada a dica ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar