sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Cenouras com ovos à Andaluza


Quando tinha uns 19 anos peguei em todas as revistas de culinária que a minha mãe tinha e escrevi as mais fáceis e práticas num caderno de argolas. Desde então, quando quero algo diferente e que sei que é fácil e com ingredientes acessíveis vou ao meu caderno. 
Num dia desta semana, tinha vontade de fazer um almoço simples e como a pimpolha estava no colégio, podia colocar os ingredientes que quisesse que não iria ouvir frases como "não quero estas coisinhas verdes" ou "não quero tanta cenoura"... Após consultar o caderno dei com esta receita de cenouras com ovos e ficou aprovada! 

Aqui fica a receita...

0,5 dl de azeite;
1 dente de alho;
1 cebola;
350g de cenouras;
4 ovos;
1 pãozinho (usei uma bola de mistura);
1 colher de salsa picada;
Sal q.b.; 
Pimenta q.b. (opcional);
Azeitonas.

Descasque e pique a cebola e o alho. 
Descasque e corte as cenouras em rodelas com cerca de 4 mm de espessura.
Num tacho leve ao lume a refogar o azeite, a cebola e o alho, mexendo de vez em quando e não deixando alourar. Quando começar a querer alourar, junte as cenouras e água só para mal cobrir. Tempere com sal e pimenta (opcional) e deixe cozinhar lentamente +/- 25 minutos.
Entretanto coloque o pão a demolhar e bata os ovos.
Passados os 25 minutos verifique se as cenouras já estão cozidas; se não, espere mais um pouco, mas devem ficar rijinhas. 
Junte-lhes o pão muito bem espremido e mexa sempre sobre o lume adicionando os ovos batidos. Mexa até estarem passados à sua vontade e depois deite numa travessa.
Alise, polvilhe com salsa e sirva quente com uma salada e azeitonas.


Acho que esta receita também ficava boa se adicionasse uma lata de atum. Quem quer experimentar e dar o seu comentário?
Bom apetite!

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Bolo de castanhas


Estava na altura de experimentar mais uma das formas que comprei na loja online da A Metalúrgica e este bolinho era o ideal. As formas da A Metalúrgica são muito boas, este bolinho saiu uma maravilha e é sempre bom saber que estamos a ajudar uma empresa nacional.


Estamos no tempo das castanhas, com muitas em casa tenho de lhes dar um destino antes de se estragarem. Uma das opções foi este bolo de castanha. Fica um pouco denso, mas por incrível que pareça, foi o único até hoje que a minha filha comeu toda contente enquanto dizia "tem castanha lá dentro! É bom!".



A receita do bolo foi retirada do site Doces regionais que tem receitas maravilhosas e esta é bem simples! Aqui fica para registo. Como a forma não tinha buraco devia ter cozido um pouco mais.

100g de manteiga;
2 colheres de chá de fermento;
250g de açúcar;
5 ovos;
500g de castanhas cozidas (cozi-as com erva doce).

Coza as castanhas com erva doce, reduza-as a puré e reserve.
Bata o açúcar com a manteiga e acrescente as gemas.
Junte o puré e o fermento à mistura, envolvendo bem os ingredientes.
Bata as claras em castelo e incorpore-as no preparado anterior.
Deite a massa numa forma untada e polvilhada com farinha e leve a cozer até o palito sair seco.


quarta-feira, 27 de novembro de 2013

1.º dentinho + 6.º aniversário do priminho


Não podia deixar de partilhar convosco este momento! O 1.º dente do meu piolhito já está para dar o ar da sua graça! Logo, logo vou ter o meu bebé com dentinhos... e isto deixa-me a pensar em como o tempo passa a correr... parece que ainda ontem estava a sair da minha barriga e agora já está prestes a começar a agrafar tudo o que for à boca! 


Tal acontecimento surgiu num dia muito importante! O 6.º aniversário do meu sobrinho e afilhado, por isso vai ser uma data a não esquecer. Para comemorar uma data tão importante, os pais compraram "o melhor bolo de chocolate do mundo", que foi devorado com bastante avidez!


sábado, 23 de novembro de 2013

Maçãs assadas


Andei a pesquisar receitas de maçãs assadas e acabei por inspirar-me nesta receita da Vahiné. Fiz algumas alterações, não sei se para melhor ou pior, mas gostei do resultado final. Ficam um pouco mais doces do que se forem feitas só com açúcar, canela e vinho do Porto, mas para mim estavam igualmente boas.

5 maçãs reinetas;
5 nozes de manteiga;
1 pacote de açúcar baunilhado Vahiné;
5 colheres de chá de geleia de marmelo;
Vinho do Porto q.b.;
3 paus de canela;
Água q.b.

Comece por descaroçar as maçãs e untar um pirex com margarina para ir ao forno.
Depois de descaroçadas disponha-as sobre o tabuleiro e coloque uma colher de chá de geleia em cada maçã, seguido de uma noz de manteiga, metade de um pau de canela, o açúcar baunilhado e o vinho do Porto.
Coloque um pouco de água no pirex e leve ao forno até as maçãs estarem cozidas, mas ligeiramente rijas.
Quando servir regue com o molho que se encontra no pirex.

terça-feira, 19 de novembro de 2013

5 meses


5 meses já passaram e faltam apenas 24 dias para voltar a trabalhar. Ter de deixá-lo durante umas horas por dia é algo de que ainda não quero pensar, mesmo sabendo que fica bem com o pai ou com os avós, mas mãe é sempre mãe e eu sou uma grande mãe galinha!

O 2.º filho veio com mais tranquilidade, um pouco mais de experiência e mais ansiedade em tê-lo nos braços. O parto foi uma maravilha e a recuperação igual! 
Para minha grande sorte, é um bebé muito calmo, desde os 3 meses que dorme a noite toda e desde os 4 que deito-o por volta das 21h30/ 22h e só acorda mais ou menos às 09h20. 
Ao contrário da mana que era completamente viciada pela mama para adormecer, o piolhito habituou-se ao dedo. Tentei habituá-lo à chucha, mas o dedo prevaleceu e também não stressei, há males piores e se ele se consola assim, porquê contrariar? A seu tempo vai criar outras formas de se acalmar e deixará o dedo conforme os outros meninos deixam a chucha.  
Sorri imenso, é muito bem disposto e nada assustadiço, mas também já começa a mostrar que quando não está satisfeito não é para brincadeiras! 
Mexe-se imenso quando estou a mudar-lhe a fralda, já levanta o rabo e inclina-se para o lado, o que torna uma aventura a mudança da fralda!
Tal como a mana, vai ter amamentação exclusiva até aos 6 meses e só aí terá a introdução das sopas e purés de fruta. Se seguir os mesmos passos que ela, irá mamar até aos 21 meses e eu não me importo, até agradeço.

Achava que um filho era bom, mas dois é muito melhor! Estou a adorar ser mãe a dobrar!

Sorteio de 3 morangos com fragrância de morango


No 5.º aniversário da pimpolha fiz estes moranguinhos para oferecer aos amiguinhos do colégio e pessoas que foram à festinha de anos. No entanto, estes 3 sobraram e têm estado guardados numa gaveta, até ontem.

Como iniciámos à pouco tempo a nossa vidinha também no facebook, decidimos oferecer estes 3 morangos às 3 pessoas que mais partilhas façam do sorteio, respeitando as restantes regras que estão aqui! O sorteio inicia hoje, dia 19 de Novembro e termina quando o blog atingir os 100 fãs no Facebook!

Obrigada e boa sorte!

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Quiche à lavrador


Quando faço quiches costumo inventar sempre um pouco... Nesta apenas fui fiel à base que adoro e sai sempre bem, o resto fui inventado com o que tinha na altura em casa.  


Para a massa vai ser necessário:
250g de farinha;
150g de margarina;
Sal e água q.b. 

Misture a farinha com a margarina previamente derretida e uma pitada de sal. Adicione água morna até a massa ter uma consistência homogénea. Em seguida envolva a massa em película aderente e leve ao frigorífico cerca de 30 minutos para ganhar elasticidade.
Estender com um rolo, colocar numa tarteira previamente untada com margarina e não esqueça de picar a massa.

Para o molho bechamel:
2 colheres de sopa de farinha;
5 dl de leite;
1 pitada de sal.

Leve ao lume os 3 ingredientes e vá mexendo até engrossar. Quando estiver pronto reserve. 

Para o recheio:
1 Alho Francês;
1 batata média;
4 cenouras pequenas;
5 azeitonas;
1 lata pequena de cogumelos;
200g de fiambre aos cubos;
1 perna de frango assado que sobrou do jantar;
molho bechamel;
4 ovos.
Azeite q.b.

Comece por colocar um tacho ao lume com um pouco de azeite. Corte o alho francês e refogue no azeite. 
Em seguida junte ao refogado de alho francês a batata, as cenouras, as azeitonas, os cogumelos, o fiambre, o sal e o frango. Coza bem todos os legumes, se necessário junte um pouco de água.
Quando estiver o refogado feito, coloque na tarteira, seguido do molho bechamel em que incorporou os ovos batidos.
Vai ao forno cerca de 1 hora em forno médio.


quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Gelatina de morango


Para quê complicar? Dois pacotes de gelatina de morango da Royal, 1 litro de água e uma forma de pudim da A Metalúrgica e sai esta sobremesa muito boa e pouco calórica!
Não podem ser bolos todos os dias...!

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Tiramisú, Sobremesas do Mundo da Nestlé


A Nestlé ofereceu-me para experimentar as 3 sobremesas do Mundo que lançaram há pouco tempo. Até agora experimentei o Tiramisú e embora tenha esquecido de polvilhar com cacau na hora de servir, achei-o muito bom. É uma sobremesa muito rápida de fazer, que não necessita de muitos ingredientes e se necessitarmos de uma sobremesa de emergência o Tiramisú é uma boa opção.


Agora só fica a faltar experimentar a Panna Cotta e o Creme Caramelo.


segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Um pequeno almoço diferente


Graças aos meus pais, cá por casa há sempre abundância de fruta e legumes da época. Nesta altura do ano são as maçãs que estão em maioria, maçã reineta, bravo esmolfe, royal gala e golden. Com tanta maçã, já fiz crumbles, bolos, tartes, assada a acompanhar com carne e puré de maçã. O puré de maçã, além de já ter utilizado num bolo, também costumo utilizar ao pequeno almoço. 
Na semana passada fiz este pequeno almoço, não tem nada de especial, mas como ficou giro partilho com vocês.


Comecei por fazer um puré de maçã, com adição de apenas um pouquinho de água para não agarrar ao fundo, pois as maçãs ao contrário das pêras não criam muita água. Coloquei também umas sementes de cardamomo e um pouco de canela. No final do puré feito deixei arrefecer e reservei no frigorífico.

Ao pequeno almoço só tive de colocar uma camada de cereais, metade de um iogurte natural, puré de maçã, nova camada de cereais, iogurte e para finalizar puré de maçã com uns cereais no topo. 


Aqui fica uma sugestão para o pequeno almoço. Simples e muito boa!

sábado, 9 de novembro de 2013

Estreia no Facebook e uma tarte de uvas


O Facebook está na moda, hoje em dia quase todos os blogs que visito têm link para o Facebook e eu já estava a ficar ultrapassada... Pois bem, actualizei-me! Agora também já tenho o seguimento do blog no Facebook e ando cheia de ideias, algumas que irei colocar em prática daqui a poucos dias e vamos lá ver como corre!


Entretanto, a Vaqueiro enviou-me estes dois maravilhosos livros por ter participado num passatempo. Aproveitei e fiz logo uma receita de tarte de uva que lá está.
Aqui fica a receita para quem quiser experimentar. Pode ter um aspecto um pouco estranho, mas garanto que é boa! Acho que o aspecto ficou assim, porque exagerei na quantidade de uvas...

600g de uvas;
100g de açúcar;
40g de margarina Vaqueiro;
2 ovos;
100g de farinha;
1 colher de chá de fermento em pó;
2 dl de leite; 
Açúcar em pó para polvilhar (opcional).

Lave muito bem as uvas, abra-as ao meio e retire-lhes as grainhas. Polvilhe com metade do açúcar e deixe macerar mais ou menos 1 hora.
Bata o restante açúcar com a margarina e os ovos. Adicione a farinha com o fermento e misture muito bem. Junte o leite a pouco e pouco e vá mexendo sempre.
Unte uma forma de louça ou pirex com margarina e espalhe sobre o fundo as uvas. Cubra com o preparado anterior.
Vai ao forno durante cerca de  20 minutos ou até ver que já está cozido. 
Se quiser, polvilhe com açúcar em pó depois de frio. 


Obrigada Vaqueiro!