terça-feira, 19 de maio de 2020

Bacalhau com espinafres, batata e broa


67.º dia de quarentena. Por aqui continua, enquanto houver crianças em escola "virtual", assim será, depois logo se vê se os ATL's os recebem no período de férias...

Como estou também em teletrabalho, tenho de fazer a maioria das refeições em travessa ou tacho, para não passar muito tempo na cozinha durante a semana.


Gosto muito de bacalhau com broa e espinafres, como as crianças dispensam os espinafres, faço esta receita assim, de forma a não misturá-los e junto logo a batata, porque é mais prático do que fazer à parte.


Aqui fica a receita.

1 kg de batatas;
500g de bacalhau demolhado;
300g de espinafres;
Metade de uma broa de milho;
1 cebola picada;
2 dentes de alho picados;
Azeitonas q.b.;
1 folha de louro;
Azeite q.b.

Comece por colocar um tacho ao lume com uma pitada de sal e as batatas descascadas e cortadas em rodelas grossas para cozerem. Não deixe cozer demasiado para não se desfazerem.

Coloque os dentes de alho picados, a cebola picada, a folha de louro e o azeite num tacho ao lume até a cebola alourar. Após alourar adicione o bacalhau, mexa, coloque a tampa e ponha o lume no mínimo.

Aqueça +/- 1,5 litros de água e quando ferver deite a água por cima dos espinafres, que devem já estar dentro de um escorredor.  

Numa picadora ou com as mãos esfarele a broa até ter migalhas pequeninas.

Coloque os espinafres no fundo de um pirex com um pouco de azeite. Por cima coloque as batatas cozidas e o bacalhau (retira a folha de louro). Espalhe a broa por cima e coloque umas azeitonas.


Pronto a servir.

1 comentário:

  1. Aqui em casa gostamos muito, nunca juntei espinafres mas hei-de experimentar.

    ResponderEliminar