sexta-feira, 24 de abril de 2020

Bolo formiga e o 12.º aniversário


Se não me troquei já nos dias, aqui em casa vamos no 42.º dia de quarentena. 

E hoje é um dia muito especial para mim. Foi há 12 anos que peguei nos braços pela primeira vez a minha filha. Não foi um parto nada fácil, uma experiência bastante, mas bastante mesmo, dolorosa! Passou e depois disso já tive o meu filho lindo, mas essa é outra história que fica para junho.

Para este dia especial e de acordo com as crianças, fiz o bolo formiga. Nunca tinha feito e posso dizer que o farei mais vezes. Adorámos! Com 12 anos já não tem preferência por pastas de açúcar e bonecos no bolo, por isso os bolos tornam-se muito mais simples de fazer.


 Deixo aqui a receita para memória futura...

6 ovos;
2 chávenas de açúcar;
3 chávenas de farinha;
100g de margarina;
250 ml de leite;
1 colher de chá de fermento em pó;
1 chávena de granulado de cacau que serão as formigas no bolo!

Para a ganache:

1 tablete de chocolate Nestlé;
200ml de Natas.


Como fazer? Simples...

Comece por bater a margarina derretida com o açúcar;

Junte os ovos um a um sem parar de bater;

Junte a farinha e o fermento e por último o leite;

Continue a bater até obter uma massa uniforme, sendo no total uns 10 minutos;

Adicione por fim o granulado de cacau, mexendo para distribuir bem pela massa.

Unte uma forma com margarina e polvilhe com farinha. Coloque a massa e leve ao forno a 180ºC durante aproximadamente 45 minutos.


Para fazer a ganache...

Coloque as natas ao lume até levantar fervura;

Desligue o lume e coloque a tablete de chocolate aos pedacinhos nas natas e mexa até derreter por completo e ter um creme de chocolate.


E foi assim o segundo aniversário aqui em casa, com os parabéns por videochamada. Um aniversário diferente que com certeza a minha filha irá recordar para sempre. 
Cada vez mais crescida, mas sempre a ser a minha menina pequenina... é impressionante como crescem tão rápido e nós (pais) temos de adaptar-nos ao crescimento deles.  



Parabéns meu amor!

Sem comentários:

Enviar um comentário