sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Primeiros Socorros...


Estava hoje em casa quando ouvi um estrondo... a seguir choro e mulheres aos gritos... (típico quando só habitam mulheres numa casa...). Fui ver o que se passava e deparei-me com uma senhora à porta da casa dela sem reacção nenhuma com o bebé que tem cerca de 12 meses nos braços e a mãe do bebé histérica com um telemóvel em cada orelha a dizer que a colocaram em espera.
O bebé chorava, com a cara cheia de sangue e um golpe com cerca de 10 cm acima da sobrancelha direita. Tentei comunicar com as duas, mas parecia que nem me viam... no fundo das escadas havia sangue no chão.
Voltei para casa e pensei, valerá a pena ajudar? A mãe já está a telefonar...
Novamente com bastante calma, arranjei umas compressas esterilizadas que tenho da pimpolha, pois podia ser necessário estancar a ferida e lá desci as escadas ao mesmo tempo que telefonava para o 112... Cheguei lá e já era a mãe que tinha o bebé ao colo, a outra andava à procura das chaves do carro para irem para o hospital. Atenderam-me do 112 e comuniquei o estado do bebé, disse que tenho um curso de primeiros socorros e perguntei no que podia ajudar.
E lá fiquei eu a estancar a ferida enquanto a ambulância não chegava, o bebé no colo da mãe a chorar e eu a tentar transmitir tranquilidade à mãe para não passar todo aquele nervosismo também ao bebé.

O que tirei disto tudo...
- Fiquei impressionada em como consegui manter e passar tranquilidade e analisar tudo o que se passava em redor para poder dar a melhor informação possível ao 112;
- Também é impressionante ver em como bastou dizer "Tenha calma, eu tenho um curso de 1ºs socorros..." para ver como a mãe do bebé ficou logo menos histérica e fazia apenas o que eu lhe pedia. :)
- Gostei muito de ter ajudado, saí de lá com uma sensação muito boa, será que vai nascer aqui uma bombeira? hehe.
- Uma coisa que não ajuda nada nas comunicações com o 112 é ter mulheres histéricas à volta!

Agora... será que se fosse a minha filha eu teria a mesma reacção? Ficaria calma e se ela ficasse imóvel no chão nem a pegaria ao colo? Pois neste caso acho que nem deveriam ter pegado logo no bebé, podia ter uma fractura na coluna... Essa resposta só terei se lhe acontecer algo, por isso espero não saber tão cedo!

Sem comentários:

Publicar um comentário