quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Delícia de morango e iogurte



Esta receita foi tirada de uma revista que estive a ver um dia no refeitório à hora de almoço. É muito boa para gastar-se morangos congelados e é uma verdadeira delícia tanto às papilas gustativas como mesmo à visão.

Aqui fica a receita:
6 folhas de gelatina incolor;
2 folhas de gelatina vermelhas;
300g de morangos;
140g de açucar;
400ml de natas;
2 iogurtes naturais;
2 claras;
morangos para decorar;

Para o molho de morango:
200g de morangos;
150g de açucar.

Demolhe separadamente as folhas de gelatina em água fria. Arranje os morangos e triture-os. Junte-lhes 100g do açucar e leve-os a lume brando durante 3 minutos, mexendo. Retire e adicione as folhas de gelatina vermelhas espremidas; deixe arrefecer.

Bata as natas e adicione-lhes os iogurtes. À parte, bata as claras em castelo. Junte-lhes o restante açucar, bata mais um pouco e envolva-as no preparado de natas. Retire 3 colheres, de sopa, deste preparado e junte-lhes as folhas de gelatina incolor bem espremidas. Leve-as ao lume brando, até derreterem, e junte-as ao creme de natas.

Divida o preparado em 2 partes, sendo uma maior. Junte o preparado de morango já frio à quantidade maior. Passe uma forma redonda de 22cm de diâmetro por água fria, escorra-a e deite nela metade do creme de morango. Leve ao congelador até solidificar um pouco. Verta o creme de iogurte por cima e leve ao congelador a solidificar. Termine com o restante creme de morango e reserve no congelador até solidificar. Desenforme sobre um prato e decore com morangos cortados ao meio (eu só coloquei o molho de morando por cima, não decorei com morangos...).

Prepare o molho de morango: Lave, arranje e triture os morangos. Junte o açucar e leve a lume brando, mexendo ocasionalmente até obter ponto-fio. Mergulhe os dedos em água fria e coloque uma gota da calda de açucar entre o polegar e o indicador. Ao afastá-los, deve formar-se um fio com pouca resistência. Deixe arrefecer. Verta sobre a delícia e sirva-a fresca.

Sem comentários:

Publicar um comentário