quarta-feira, 6 de maio de 2015

O 2 em 1 de abril e um bolinho xadrez


Com calma vou colocando aqui um pouco dos aniversários de abril. 
Com muita sorte, quase todos os anos consigo juntar o aniversário do meu marido ao meu, pois só temos 4 dias de diferença e assim acabamos por só fazer 2 festas em abril em vez de 3!


Gosto de fazer sempre bolos diferentes e para este aniversário apeteceu-me fazer um bolo parecido com o bolo xadrez... Pois, não é um bolo xadrez, porque não levou o creme em toda a volta e o recheio é de chocolate em vez de ser o creme branco habitual.


O bolo não correu da melhor maneira, pois o bolo de chocolate esfarelou-se muito quando o cortei e assim foi difícil fazer o xadrez, mas gostei e talvez um dia com mais calma volte a fazer e saia mais perfeitinho. 


Aqui fica a receita...

Para o bolo branco:
260g de açúcar amarelo;
200 g de farinha com fermento;
8 ovos;
1 colher de sobremesa de fermento;
1 colher de sobremesa de essência de baunilha;
Sumo de ½ laranja;
Margarina para untar.

Para o bolo preto:
260 g de açúcar amarelo;
200 g de farinha com fermento;
60 g de chocolate em pó;
8 ovos;
1 colher de sobremesa de fermento;

Para o creme e cobertura:
200 g de chocolate em barra de culinária (usei Nestlé);
2 dl de natas.

Pode fazer os dois bolos ao mesmo tempo se tiver formas iguais. Como não tenho fiz um bolo de cada vez, untando a forma e forrando com papel vegetal.

Bolo branco:
Bata os ovos, adicionando o açúcar aos poucos, até ficar um creme esbranquiçado e fofo. Junte a essência de baunilha e o sumo de laranja, bata mais pouco, adicione depois a farinha peneirada com o fermento e envolva suavemente.
Verta para uma forma e leve ao forno a 180ºC até estar cozido.

Bolo preto:
Bata os ovos com o açúcar, depois junte a farinha peneirada com o chocolate em pó e o fermento e envolva. Deite para uma forma e leve ao forno até ficar bem cozido, tal como o anterior. Desenforme e deixe arrefecer. Corte depois os dois bolos ao meio e em 3 circulos e reserve.

A cobertura e creme:
Leve um tacho ao lume com as natas, deixe ferver, retire do lume, junte o chocolate picado e mexa bem até ficar um creme liso quase frio.

Barre uma metade de bolo branco com creme, coloque por cima uma metade de bolo escuro, barre novamente e repita até ficar com as 4 metades do bolo sobrepostas. Alterne as cores em cada circulo que faz na montagem do bolo e vá barrando com o recheio de chocolate. Regue o bolo de modo a que fique totalmente coberto ou então como eu acabei por fazer.
Pode enfeitar com chocolate granulado.

A bandeirola foi uma ideia que já vi em alguns blogs e acho que fica muito giro nos bolos de aniversário, esta foi feita por mim, mas já se encontram à venda nas lojas de material para bolos :)


9 comentários: