quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Torta de laranja e côco


Com imensos ovos em casa procurei nas mil e uma revistas de culinária que tenho, uma receita em que gastasse muitos ovos. Digo-vos que não é muito dificil, basta abrir algumas revistas. A receita de onde tirei esta torta foi a Mulher Moderna na Cozinha, n.º23 - Doces & Salgados, Ovos. A receita inicial não era de torta, mas sim de quadrados de laranja e côco, mas coloquei num tabuleiro muito grande e o que era para serem quadrados, passou a torta devido a ter ficado muito baixinha.

2 laranjas (raspa);
1,5 dl de sumo de laranja natural;
500g açucar;
30g de farinha maisena;
2c. de sopa de côco ralado;
10 ovos;
manteiga para untar;
côco ralado q.b.

Unte um tabuleiro com manteiga e forre-o com papel vegetal também untado. Ligue o forno a 180ºC. Misture a raspa de laranja com o sumo. À parte, envolva o açucar com a maisena e o côco e junte-lhes a mistura de laranja.
Bata os ovos com um garfo, passe-os por um passador de rede e adicione-os ao preparado anterior. Misture tudo bem e transfira a massa para o tabuleiro. Leve a meio do forno, durante 25 minutos. Retire do calor, deixe arrefecer e desenforme. Corte em quadrados e passe-os por côco ralado.

Se quiser fazer antes torta em vez de quadrados... polvilhe um pano de cozinha com côco e desenforme a torta ainda quente para cima do pano. Enrole muito bem a torta e reserve. Coloque no frigorifico depois de arrefecer e só quando estiver bem fresquinha é que tira do pano e corta em fatias.

3 comentários:

  1. Adoro torta de laranja.
    Para a proxima vou experimentar a tua receita com côco.

    http://obolinhodesabado.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Olá,

    Queremos lhe apresentar Tudoreceita.pt, uma nova página web onde os nossos usuários podem procurar entre mais de 75.000 receitas das páginas web e blogs mais populares de Portugal. Na página criamos a secção Top blog de receitas, um ranking de blogs ao que você também pode adicionar o seu blog. Nós indexamos as suas receitas e os usuários as podem encontrar utilizando o nosso motor de pesquisa. Você não precisa se preocupar com nada porque tudo em Tudoreceita.pt é grátis!

    Tudoreceita.pt tem páginas irmãs em Espanha, Inglaterra, França, EUA e Suécia, entre outros. Você quer fazer parte desta grande família?

    Também estamos no Facebook!

    Estamos à sua disposição!
    Renato
    Tudoreceita.pt

    ResponderEliminar