terça-feira, 31 de julho de 2012

Tarte de pêssego


Na revista Continente Magazine de Julho vem uma receita de tarte de pêssego ideal para quando se tem muitos pêssegos. Os que eu tinha já estava muito maduros por isso esta revista veio mesmo a calhar!

Ingredientes para a massa:
250g farinha;
1/2 colher de chá de fermento;
1 colher de sopa de amêndoa ralada;
1 pitada de sal fino;
120g de açucar;
1 laranja (raspa);
100g de manteiga;
1 ovo.

Para o recheio:
2 folhas de gelatina;
800g de pêssegos;
2 claras de ovo;
120g de açucar;
2 iogurtes de baunilha;
manteiga para untar q.b.;
hortelã q.b..

Peneire a farinha e misture-a com o fermento, a amêndoa, o sal fino, o açucar e a raspa de laranja. Adicione a manteiga amolecida e o ovo. Amasse até ficar maleável. Tape a massa e leve-a ao frigoríficopelo menos durante 20 minutos.
Unte uma tarteira de fundo amovível com manteiga e forre-a com a massa. Cubra com papel vegetale encha com leguminosas (feijão ou grão, para fazer peso e evitar que a massa cresça). Leve ao forno a 180ºC durante 20 minutos. Tire do forno, retire as leguminosas e o papel vegetal e deixe arrefecer.

Para o recheio, comece por demolhar a gelatina em água fria.
Escalde 300g de pêssegos em água a ferver, descasque-os, retire-lhes o caroço e reduza-os a puré. Coloque o puré num recipiente em banho-maria e aqueça ligeiramente. Adicione a gelatina escorrida, envolva e acrescente os iogurtes.
Bata as claras em castelo, junte o açucar e envolva no preparado anterior.
Recheie a tarte com o creme obtido e reserve no frigorífico até solidificar.
Lave e corte os restantes pêssegos em metades, retire-lhes o caroço e lamine-os. Disponha as lâminas por cima da tarte, em círculo, e decore com hortelã.

Sem comentários:

Publicar um comentário