quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

Barras energéticas de maçã e canela

 


Quem não gosta de barras energéticas? Normalmente quando vou ao ginásio ou faço caminhadas costumo levar uma barrita para comer no final, enquanto já estou a descansar e sabe sempre muito bem! Há pouco tempo uma pessoa que é mais adepta de produtos naturais do que produtos industrializados, falou-me em fazer barritas caseiras... Tudo o que seja diferente desperta-me a curiosidade e quando cheguei a casa fui investigar um pouco mais. Fiquei cheia de vontade de experimentar e achei que as de forno teriam uma consistência melhor para levar para o ginásio ou caminhada e são melhores para congelar.


Estas foram as primeiras barritas que fiz no forno e tenho mais algumas receitas para experimentar! São fáceis de fazer, só é necessário um robot de cozinha, eu tenho a minha grande amiga Kenwood que deu uma boa ajuda. Barritas aprovadas, nem chegaram a ser congeladas ;)


Ingredientes:

2 chávenas de miolo de noz;
2 chávenas de flocos grossos de aveia;
1 1/2 chávenas de tâmaras cortadas em metades e sem caroço;
2 colheres de chá de canela;
2 chávenas de maçã cortada em cubos;
1/4 colher de chá de sal. 


Como fazer...

Forre uma bandeja com papel manteiga e espalhe as nozes e a aveia de forma a ficar um única camada plana. Coloque em forno pré-aquecido a 180ºC durante uns 15 minutos ou até ver que está a ficar tostado;

Mantenha o forno pré-aquecido e unte uma forma retangular com papel manteiga, deixando papel suficiente para depois poder puxar as barras quando estiverem prontas;

Coloque as nozes e a aveia num robot de cozinha com as tâmaras, a canela e o sal. Processe até que a mistura fique grossa e farinhenta, sem grandes pedaços visíveis;

Adicione a maçã cortada em cubinhos e processe até que esteja uma mistura homogénea, sem nenhum pedaço pequeno;

Transfira a mistura para a forma já preparada e pressione a massa contra a bandeja de maneira a formar uma camada lisa e compacta que ocupe todo o espaço;

Coloque a forma no forno durante aproximadamente 20 minutos;

Retira do forno e deixe arrefecer uns 15 minutos;

Corte de maneira a formar barras. Quando estiverem completamente frias guarde no frigorífico ou pode congelar algumas. 


Espero que gostem!

Sem comentários:

Enviar um comentário