Este fim de semana foi daqueles em que fomos até à aldeia, ver a horta dos meus pais, respirar ar puro e sair da poluição da cidade. Estes fins de semana são raros, mas muito bons, principalmente para as crianças que saem do betão e passam a interagir com as galinhas, mexer na terra e ver muitas árvores de fruto e legumes que habitualmente só vêm no prato!
Desta viagem trouxe curgetes, maiores do que as que se encontram no supermercado e excelentes para rechear!
Com grande pena minha, este mês não consegui participar no Dia Um...Na Cozinha!, o tema era uma receita de peixe (bacalhau excluído). O 1.º aniversário do pequenino, o início do trabalho com horário completo e esta viagem no final do mês, fizeram com o que tempo fosse mínimo e até o que parece simples (fotografar um prato), acaba por ser uma tarefa quase impossível.
Esta era a receita que queria colocar no dia 1, uma receita que tal como a minha filha disse: "Deliciosa!" E comeu tudo e nem reclamou!
E agora vamos à receita, que não retirei de blog nem livro nenhum, apenas segui-me pela experiência que vou tendo e pensando também na forma mais agradável de fazer, para que a minha filha goste e não reclame com os legumes...
3 curgetes grandes;
3 cenouras médias;
2 latas pequenas de cogumelos;
3 lombos de salmão;
1 lata de milho doce;
3 colheres de sopa de polpa de tomate;
1 cebola média;
1 dente de alho grande;
1 pacote de molho bechámel;
Alho em pó qb;
Queijo mozarella ralado qb.;
Sal qb;
Salsa qb;
Azeite q.b.
Comece por lavar bem as curgetes, cortar-lhe as pontas e retirar-lhes o interior. Reserve.
Coloque um tacho ao lume com azeite, a cebola e o dente de alho picados.
Quando a cebola estiver transparente adicione o salmão cortado as cubinhos, os cogumelos, milho e sal.
Enquanto o tacho está ao lume no mínimo, corte aos bocadinhos o miolo da curgete, pique a salsa e as cenouras e adicione ao tacho. Deixe cozinhar, retifique de sal e coloque a polpa de tomate.
Unte com margarina uma forma de ir ao forno e disponha as cascas das curgetes de forma a poder recheá-las. Polvilhe com alho em pó.
Com uma escumadeira ou outro utensílio que ajude a escorrer o molho do recheio (não queremos as curgetes cheias de líquido), recheie-as.
No final, coloque um pouco de bechámel por cima e espalhe com um garfo. Polvilhe com o queijo.
Vai ao forno a 180ºC durante 30 minutos aproximadamente.
Pode servir com arroz ou uma salada. Espero que gostem.
Que fantástica receita, adorei!
ResponderEliminarFicaram lindas! :)
ResponderEliminarNão há como os legumes da horta caseira :)
Bjs
Margarida
Ficou linda e com um recheio delicioso
ResponderEliminarAdorei
bjs
Que aspeto delicioso. Estas curgetes gratinadas ficaram fantásticas!! Também não consegui participar no desafio deste mês. Felizmente há sempre novos temas e novas oportunidades.
ResponderEliminarBjn
Márcia