terça-feira, 31 de março de 2020

Bolo de iogurte, maçã e canela



Aqui estamos nós no 18.º dia de afastamento social, quarentena, como queiram chamar...

E por estes dias, ou melhor, estes 2 meses (março e abril) deparo-me com a minha agenda, facebook,  ou o que seja, a lembrar-me quase todos os dias de pessoas amigas ou conhecidas que fazem anos... eu própria faço anos em abril e é giro constatar que a maior parte dos meus melhores amigos são carneiros como eu ou fazem anos em março, abril. 


Como tal, decidi no último dia de março, fazer um bolinho, que simboliza todos nós que fazemos anos nestes dois meses e que fomos apanhados pelo vírus que não nos deixa encher a casa de pessoas que nos são queridas no nosso aniversário, nem deixa darmos abracinhos e beijinhos, oferecer e receber prendas... O bolo foi inspirado no blog que costumo seguir: O bolinho de sábado e que tem receitas deliciosas!


Aqui fica a minha versão. 
Ingredientes:

1 iogurte natural;
3 medidas de farinha;
2 medidas de açúcar;
1 colher de chá de canela;
1 colher de chá de fermento;
4 ovos;
1/2 medida com óleo e leite;
2 maçãs reinetas cortadas aos pedacinhos. (No meu caso tinha congelado maçã reineta que se estava a estragar, daí o bolo ter ficado muito mais húmido devido à maçã, mas delicioso na mesma)


Modo de fazer:

Coloque os ingredientes secos num recipiente. Misture com uma colher de pau e faça um buraco no meio. Coloque os restantes ingredientes excepto a maçã.

Bata todos os ingredientes durante uns 10 minutos. Depois junte a maçã e incorpore-a bem.

Unte uma forma com manteiga e polvilhe com farinha. 

Leve ao forno a 180ºC aproximadamente 45 minutos. Não se esqueça de não abrir o forno nos primeiros 30 minutos.


Este bolo ficou com alguns buraquinhos, devia ter batido com a forma na bancada da cozinha antes de colocar no forno, mas não o fiz... No entanto ficou com uma camadinha exterior estaladiça maravilhosa. Ficou no interior um bolo um pouco mais húmido, por a maçã ser congelada, mas está delicioso! Recomendo!


E com este bolinho acabamos este mês. 

Muitos parabéns a quem fez anos em março! O meu pai foi uma das pessoas que fez anos este mês e é uma das pessoas que está no meu coração... como ele estão outras pessoas, que sabem quem são...

Amanhã começa abril e com ele o aniversário da minha amiga do coração, que conheço desde que me conheço, amigas desde pequeninas, amigas na adolescência, afastámo-nos na fase adulta (quando casei e tive filhos e andei demasiadamente ocupada para tudo), mas desde o início de 2019 que nos voltámos a aproximar e é como se diz, uma melhor amiga nunca deixa de ser melhor amiga por menos que uma pessoa se fale, por mais que nos afastemos. Estamos sempre presentes, nem que seja em pensamento e amigas destas não se perdem nunca. Obrigada por ouvires-me a qualquer hora, sei que estás aí e tu sabes que estou aqui!

E mais algumas pessoas que conheço que fazem anos em abril, elas sabem quem são e no devido dia darei os parabéns, pois não se deve dar com antecedência! No final do mês a minha filhota e mais uma amiga de muitos e muitos anos que também está no meu coração. É um mês em cheio.

Nestes dias em que não podemos andar como sempre andámos, sinto saudades de beijos, de abraços, de cheiros, de sorrisos. Deixo-vos o meu sorriso e que tudo isto passe rápido e possamos fazer uma grande festa de aniversário todos juntos, com saúde! 




Sem comentários:

Enviar um comentário