sábado, 26 de maio de 2012

Bolo guloso

Nos anos ofereceram-me um livro só com receitas de chocolate e este foi o 1.º bolo que fiz de lá. Tive de acrescentar um ingrediente, a farinha, não vinha mencionado, e como eu queria um bolo grande e fofo, acrescentei e não me arrependi.

400g de tablete de chocolate;
300g de manteiga;
6 ovos;
200g açucar;
200g de amêndoa triturada;
150g de farinha (acrescentei à receita);
manteiga, farinha e chocolate granulado q.b. (não coloquei).

Derreta, em banho-maria, metade do chocolate e 200g de manteiga. Bata as gemas com o açucar até obter um creme esbranquiçado. Adicione a amêndoa triturada ao creme de chocolate e misture bem. Junte os dois preparados e reserve.

Bata as claras em castelo e envolva-as no creme, alternando com a farinha. Disponha-o numa forma redonda, untada com manteiga (eu uso o spray da Espiga) e polvilhada com farinha, e leve a cozer a 170ºC, durante 40 minutos. Retire e deixe arrefecer antes de desenformar.

Derreta os restantes chocolate e manteiga, em banho-maria, e deixe arrefecer até ter consistência para barrar. Corte o bolo em 3 camadas e rechei-as com parte do creme de chocolate; componha o bolo e cubra-o com o restante creme de chocolate. (só recheei dos lados). Deixe secar ligeiramente e polvilhe com chocolate granulado.

Sem comentários:

Publicar um comentário