domingo, 20 de fevereiro de 2022

Empadão de arroz com galinha do campo


Este empadão de galinha faz-me lembrar sempre a minha mãe, pois em pequena ela fazia muitas vezes nos aniversários um prato parecido a este. Hoje em dia quando os meus pais trazem-me uma galinha da aldeia, faço quase sempre este empadão. É muito versátil porque podemos colocar o que tivermos na altura, desde cogumelos a salsichas às rodelas, milho, ovo cozido ou simplesmente como fiz desta vez, com ervilhas.


Os ingredientes necessários são:

- Metade de uma galinha do campo;
- Arroz (2 chávenas e meia);
- 1 cebola;
- 2 cenouras;
- 1 dente de alho;
- 1 raminho com salsa, hortelã, alecrim;
- Ervilhas q.b.;
- Rodelas de chouriço para decorar;
- 2 ovos para pincelar por cima do empadão;
- Manteiga para untar pirex;
- Sal q.b.


Como fazer...?

Comece por colocar na panela de pressão a galinha, o raminho de salsa, hortelã e alecrim, as cenouras, a cebola, o alho, sal e água até tapar praticamente a galinha.

Quando começar a apitar (ferver), deixe cozinhar durante 30 minutos. No final desse tempo desligue, deixe repousar e arrefecer um pouco, para depois desfiar a galinha. Reserve a água.

Num tacho, coloque a água da galinha e com a varinha mágica desfaça a cebola, cenouras, alho e parte do raminho das ervas aromáticas. Retifique de sal e leve ao lume.

Quando ferver, junte o arroz e deixe cozer ligeiramente, não queremos o arroz empapado.

Entretanto num tachinho coloque água a ferver com sal e coloque as ervilhas a cozer um pouquinho. 

No fim de tudo preparado é só untar com manteiga um pirex, fazer uma camada de arroz, uma camada da galinha desfiada, as ervilhas por cima, outra camada de arroz e por fim os dois ovos batidos bem espalhados pelo topo do empadão com as rodelas de chouriço.

Vai ao forno a 180ºC até ficar dourado.  


Espero que gostem :)

Sem comentários:

Enviar um comentário