sábado, 7 de dezembro de 2013

Blog mais doce de Portugal



Este post tem um título diferente... se é o blog mais doce de Portugal não sei, não me parece... mas tem um pouco de docinho e quem vai determinar se é o mais doce vai ser a RAR Açúcar
Estas Meias-luas de maçã são a minha participação no passatempo que a RAR Açúcar propôs e que se chama BLOG MAIS DOCE DE PORTUGAL. São um doce de Trás-os-montes, segundo um livrinho que tenho intitulado "O melhor da doçaria regional portuguesa" que saiu numa revista Activa há muitos anos.
Fiz umas alterações à receita original, coloquei canela, sultanas, sementes de cardamomo, fiz com a massa menos fina do que era suposto e polvilhei com açúcar depois de frios.


Vamos então à receita...

Para o recheio:
1kg de maçãs;
3 colheres de sopa de açúcar RAR amarelo;
1 gema;
Sementes de Cardamomo q.b.;
1 pau de canela;
Água q.b.;
Sultanas q.b.;
Açúcar branco em pó RAR para polvilhar;
Manteiga para untar o tabuleiro.

Para a massa:
125g de manteiga;
3 colheres de sopa de açúcar RAR amarelo;
250g de farinha;
Leite q.b.

Comece por descascar as maçãs, retire a parte central e corte-as em pedacinhos. Leve ao lume com umas gotas de água, o pau de canela e as sementes de Cardomomo reduzidas a pó. 
Cozinhe em lume brando até a maçã ficar macia. Deixe arrefecer e retire-lhe a água que possa ter em excesso. Adicione-lhe as sultanas.
Para a massa, misture a manteiga com o açúcar e a farinha. Amasse, adicionando pequenas porções de leite, até obter uma massa uniforme e tendível. Estenda-a com o rolo sobre uma superfície enfarinhada e recorte-a em rodelas.
Recheie com o doce de maçã, dobre e pressione as beiras. 
Pincele as meias-luas com uma gema de ovo batida e leve ao forno num tabuleiro untado com manteiga até dourarem.
Quando estiverem frios polvilhe com açúcar em pó.


Bom apetite e boas festas.

Sem comentários:

Enviar um comentário