quarta-feira, 29 de maio de 2013

Favas com entrecosto



Nunca fui grande apreciadora de favas, mas não sei se por causa da gravidez, este ano deu-me uma vontade enorme de comer favas. Como os meus pais têm muitas, enviaram-me um saquinho para fazê-las. A receita é da minha mãe e estavam muito boas! Só a pimpolha não gostou, mas já estava à espera disso...
Aqui fica a receita:

- Azeite;
- alho;
- colorau;
- 800g de entrecosto;
- 1 kg de favas;
- vinho;
- sal;
- polpa de tomate;
- chouriço (na falta de chouriço usei paio);
- 1 raminho de coentros;
- 2 ovos;
- farinha.

Tempera-se o entrecosto com alho, vinho, colorau e sal. Arranjam-se as favas.
Num tacho coloca-se azeite e alho cortados aos bocadinhos e coloca-se em lume brando até alourar;
Introduz-se o entrecosto no tacho com um pouco de polpa de tomate, se for necessário adiciona-se um pouco de água para ficar com mais molho;
No final do entrecosto feito, colocam-se umas rodelas de chouriço ou paio;
Adicionam-se as favas com o raminho de coentros e tapa-se o tacho. As favas cozem com relativa facilidade, cerca de 10 minutos. Pode colocar uns ovos escalfados juntamente com as favas;
No final faz-se uma mistura com os 2 ovos e farinha e deita-se por cima, mexendo bem para incorporar no molho engrossando-o.


Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário