quarta-feira, 30 de abril de 2014

Folar de maçã na MFP


Na primeira festa que fiz este mês, experimentei esta receita que veio na revista da Sidul que recebo em casa. Gostei bastante, mas coloquei pouco açúcar e não ficou doce nem salgado. Para mim tem de ser doce, por isso na próxima vez vou colocar mais açúcar. A massa é muito boa, fica fofinha e saborosa.
Adaptei a receita à máquina de fazer pão por isso vou colocar a receita como fiz.


600g de farinha;
175g de margarina;
150g de Açúcar Amarelo; 
100g de amêndoa palitada;
3 maçãs;
3 ovos;
1,5 dl de leite morno;
1 saqueta de fermento seco de padeiro;
1 pitada de Açúcar Fino;
1 pitada de sal;
Fios de ovos para decorar;
Margarina q.b.

Coloque na cuba da máquina de fazer pão, o leite morno, os ovos batidos, a margarina derretida, uma pitada de açúcar, uma pitada de sal, a farinha e o fermento. Escolha o programa "Massa" e deixe fazer o ciclo completo.
Depois da máquina terminar, estenda a massa em forma de rectângulo.
Barre-a com margarina, polvilhe-a com o Açúcar Amarelo, espalhe por cima as maçãs descascadas e cortadas em cubinhos e também a amêndoa palitada. 
Enrole, corte em 7 fatias grossas e disponha em rodelas numa forma untada com margarina.
Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC cerca de 45 a 50 minutos.
Retire, desenforme, coloque num prato, deixe amornar e sirva decorado com fios de ovos.


terça-feira, 29 de abril de 2014

World Baking Day e Vaqueiro


"A Vaqueiro prepara-se para celebrar, pelo segundo ano consecutivo, o World Baking Day, que se realiza a 18 de maio. Este projeto nasceu da vontade de inspirar a vida das pessoas e mostrar-lhes que fazer um bolo não e uma tarefa difícil mas, pelo contrário, que pode ser uma excelente atividade de prazer e descontração pessoal ou em família, sendo que o resultado, mais ou menos perfeito, é sempre uma conquista e um motivo de orgulho."

É assim que começa a carta que recebi da Vaqueiro, juntamente com estes produtos maravilhosos dentro de uma embalagem muito original! A embalagem vai ficar para a minha filha brincar pois parece mesmo um forno! Quanto aos produtos, vão ser utilizados o mais breve possível! A encomenda trazia uma embalagem de açúcar moreno da Sores, um pacote de farinha com fermento da Nacional, um pacote de farinha Maizena, uma Vaqueiro líquida, uma batedeira manual oferta da Knorr, uma forma para queques da Pirex e uma pen com algumas receitas.

 O ano passado participei com esta receita no World Baking Day, vou começar a pensar o que fazer este ano!

sexta-feira, 18 de abril de 2014

Bolo de chocolate e cenoura - Aniversário


O mês das festas cá de casa já vai a meio! Duas festas já passaram e falta a maior e mais esperada, a da minha filha! 
Adoro fazer bolos recheados, mas como não se deve abusar nos doces, acabo por fazer apenas bolos deste género pelos aniversários. Este ano era para ser de cenoura com recheio de chocolate, mas saiu mais pequeno do que esperava e por isso lembrei-me de fazer um de chocolate para colocar no meio.


O bolo ficou uma autêntica delícia! Foi muito fácil de fazer e poupei algum dinheiro não usando pastas de açúcar.
Adaptei a receita do bolo de cenoura do forúm isto faz-se e é muito boa, ficou fofinho e húmido. Aqui fica o registo:

4 ovos;
1 1/2 chávena de açúcar;
2 chávenas de farinha;
1 colher de fermento;
2 cenouras grandes;
1 chávena de óleo;
Raspa de uma laranja. 

Trituram-se as cenouras e reserva-se. 
Bate-se o açúcar com as gemas de ovo, a raspa da laranja, a cenoura e o óleo.
Batem-se as claras em castelo e adicionam-se à massa alternado com a farinha e o fermento.
Coloca-se numa forma previamente untada e polvilhada com farinha e vai ao forno até estar cozido.


Para o bolo de chocolate utilizei a receita que já coloquei aqui e que já sabia ser muito boa.

O recheio também já fiz o ano passado e gosto imenso. Aqui fica a receita:

- 1 lata de leite condensado cozido;
- 1 barra de chocolate Nestlé de 200g;
- 1 pacote de natas de 200 ml.

Mistura-se o leite condensado cozido com a barra de chocolate derretida e o pacote de natas e leva-se ao lume cerca de 5 minutos.
Deixa-se amornar antes de rechear o bolo.


Como a massa do bolo de chocolate era muita, fiz uns bolinhos e polvilhei com açúcar em pó.


Quando fiz a montagem sobrou um pouco de bolo de chocolate pois este tinha o diâmetro maior que o de cenoura. Para aproveitar o resto desse bolo e o resto do creme de chocolate, fiz uns cake pops (mas sem o pauzinho...) e depois de irem ao frigorífico ficaram deliciosos!
Não sei se os Cake Pops fazem-se assim, ainda não espreitei nenhuma receita, mas o que fiz foi esfarelar o bolo que sobrou misturar com o recheio de chocolate e fazer bolinhas. A decoração final é a gosto. 


Só posso dizer que ficou muito guloso e maravilhoso!

terça-feira, 1 de abril de 2014

Doces regionais e Dia Um... Na cozinha - Queijadas de Évora


O mês de Março passou num instante, não sei dizer o que andei a fazer, só sei que corri todo o mês de um lado para o outro a tentar não faltar em nenhum sitio, nem deixar de fazer algo... e com tudo isto acabei o mês doente, estou oficialmente doente, a voz é pouca, a dor de garganta é muita, a febre já veio e já foi, ficou a tosse e o mal estar teima em não partir... com isto, já tenho quase toda a casa com sintomas variados, quase porque o pequenito está a escapar-se! Não estivesse ele a levar todos os dias uma vacina de anticorpos quando mama e também já estaria como os outros... 

Com muita pena minha foi um mês sem posts, mas as receitas andaram por cá na mesma e com tempo vou atualizando!
Hoje tinha de estar presente, não podia faltar ao "Dia Um... Na cozinha", logo este mês que é tão docinho! 


Já andava a namorar há uns tempos a receita de queijadas de Évora que vem na embalagem do açúcar amarelo Sores e por coincidência no trabalho ofereceram-me uma que veio diretamente de Évora! Foi então que decidi que tinha de experimentar a receita para ver se ficava igual à que provei... o problema... é que já não me recordo do sabor da "original"... mas estas que fiz também são boas!


Para quem não usa este açúcar ou não tem a receita, aqui fica:

4 gemas;
400g de queijo fresco;
225g de açúcar amarelo;
1 pitada de canela;
30g de farinha;
20g de manteiga.

Junte as gemas, o queijo e o açúcar amarelo e bata com a varinha mágica.
Adicione a canela e a farinha e bata novamente.
Por fim, junte a manteiga derretida e bata.
Distribua em formas forradas com papel vegetal untado (eu coloquei em forminhas de papel e não untei).
Leve ao forno a 180ºC durante 30 minutos.
Quando as queijadas arrefecerem pode polvilhá-las com açúcar em pó.

sábado, 1 de março de 2014

Pizza e Dia um... Na cozinha.



E pela segunda vez participo no desafio do facebook Dia um... Na cozinha. Este mês o desafio foi fazer uma pizza. Este tema para mim é uma maravilha pois cá em casa adoramos pizza, começando pela minha filha.  
A massa desta foi diferente das que já tinha feito, adicionei farinha integral e adorei! Quanto ao recheio, acaba por ser sempre mais ou menos o mesmo, mas desta vez tinha aparas de charcutaria em casa e decidi utilizá-las. 


Registo aqui a massa da pizza que faço na MFP, para ter sempre "à mão" quando quero fazer.

500g de farinha sem fermento;
200g de farinha integral;
450ml de água morna;
Sal q.b.;
1 saqueta de fermento Vahiné.

Colocar a água na cuba da MFP, o sal, as farinhas e o fermento.
Escolher o programa de fazer massas e aguardar 1:30 que termine.
Esta receita dá para duas pizzas. Costumo congelar a massa que não vou utilizar.


Quanto ao recheio da pizza...

1 lata pequena de milho;
1 lata pequena de cogumelos;
Polpa de tomate com manjericão e alho;
2 salsichas;
200g de aparas de charcutaria;
Queijo ralado para pizzas.

Começo por estender a massa numa forma para pizzas de ir ao forno e pico com o garfo. 
Em seguida coloco a polpa de tomate, o atum que foi desfeito com um garfo, o milho, cogumelos, salsichas cortadas às rodelas, as aparas e por fim o queijo.
Vai ao forno cerca de 30 minutos a 180ºC e está pronta!
Quanto ao nome desta pizza... não faço ideia... mas comer só uma fatia não chega!


quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Pudim de puré de maçã


Este pudim só teve direito a esta foto. Num fim de semana que fui almoçar aos meus pais, levei este pudim e quando me lembrei de fotografar já ia a meio. É um pudim ideal para gastar cerca de 1 kg de puré de maçã e fica muito bom. 

Deixo-vos a receita para quem quiser fazer, foi retirada do blog asminhasreceitas-lene

1 kg de maçãs em puré;
4 ovos;
200g açúcar;
50g farinha maisena;
Caramelo líquido (usei de compra).

Forre uma forma com o caramelo e reserve.
Descasque, coza as maçãs e reduza-as a puré.
Junte os ovos e o açúcar ao puré, misturando muito bem.
Por fim envolva a farinha maisena. 
Coloque dentro de uma forma e leve ao forno em banho maria, a 180ºC durante aproximadamente 45 minutos. 

sábado, 15 de fevereiro de 2014

Ninho de coisas boas


Este não é o tipo de receitas que costumo fazer, mas como tinha presunto do cabaz de natal e vi a receita na revista do Pingo Doce, achei que seria uma boa forma de o gastar. Deu para quatro formas pequenas e ficou aprovado, desde que se coma só uma vez de dois em dois anos!

200g de presunto;
100g de bacon;
4 ovos;
1 alheira;
azeite para untar;
Pimenta e sal (não coloquei).

Aqueça o forno a 180ºC.
Unte 4 formas pequenas com o azeite.
Forre as formas com o presunto cortado o mais fino que conseguir, formando um cesto. 
Retire a pele da alheira, corte-a em pedaços e divida-a pelas 4 formas.
Junte o bacon picado e um ovo em cada forma.
Se gostar tempere o ovo com sal e pimenta.
Leve ao forno cerca de 15 minutos, não deixando secar muito a gema.